Inhotim: paraíso da arquitetura, botânica e arte

Design
Paixão por Design . Design . Inhotim: paraíso da arquitetura, botânica...
Inhotim: paraíso da arquitetura, botânica e arte

O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, interior de Minas Gerais, é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina e um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do mundo.

O Instituto foi idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz em meados da década de 1980, que transformou a sua propriedade em um museu a céu aberto. Apenas em 2006 Inhotim foi aberto ao público. Nele, um rico jardim botânico, arquitetura e arte estão interligados e oferecem uma experiência única aos visitantes.

Sua arquitetura é composta uma vasta quantidade de pavilhões e galerias com obras de arte: pinturas, esculturas, desenhos, vídeos e fotografias, além de esculturas expostas ao ar livre trazendo experiências sensoriais através de obras produzidas por artistas de diferentes partes do mundo.

Desde a sua abertura, muitas outras obras foram incorporadas ao acervo, enriquecendo ainda mais o local e fazendo de Inhotim um espaço de constante transformação.

Os famosos jardins de Inhotim possuem um paisagismo único, exibindo a maior coleção em número de espécies de plantas vivas entre os jardins botânicos brasileiros, somando cerca de 5.000 acessos, representando 181 famílias botânicas, 953 gêneros e pouco mais de 4.200 espécies de plantas vasculares. Além de apresentar uma das mais relevantes coleções de palmeiras do mundo, com aproximadamente 1.400 espécies.

Muito além da beleza, os jardins também funcionam como campos de pesquisa para estudos florísticos, catalogação de novas espécies botânicas e ações de educação ambiental.

Em 2010, o Instituto Inhotim recebeu a chancela de Jardim Botânico, atribuída pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos (CNJB), e, desde então, integra a Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RNJB).

Este é, sem dúvidas, um roteiro cultural perfeito para mergulhar no universo da arquitetura, em contato com a natureza.

Galeria

Invenção da Cor - Hélio Oiticica Invenção da Cor - Hélio Oiticica
Viewing Machine - Olafur Eliasson Viewing Machine - Olafur Eliasson
Troca-Troca - Jarbas Lopes Troca-Troca - Jarbas Lopes
Narcissus Garden - Yayoi Kusama Nagano Narcissus Garden - Yayoi Kusama Nagano
Beam Drop - Chris Burden Beam Drop - Chris Burden